Hotel Pousada Le Charme de La Ville

Atrações da Serra Gaúcha

Festa de Uva

O que há de interessante em Caxias do Sul e Região? Culinária, cultura, festas e atrações...


Bem vindo à Serra Gaúcha!

Atrações em Caxias do Sul
Índice de conteúdo:
Rotas Turísticas
Roteiros Oficiais
Pontos de Destaque
Breve História de Caxias do Sul
Festa Nacional da Uva

Localizada no coração da Serra Gaúcha, a 130 Km de Porto Alegre, Caxias do Sul é a segunda cidade mais importante do estado, e guarda na memória a herança cultural e costumes deixados por seus colonizadores inserindo este legado no ambiente tradicionalista gaúcho. Além de ser um grande pólo industrial e possuir diversificada estrutura turística, a cidade conta com incríveis belezas naturais e culturais.

A Prefeitura de Caxias do Sul disponibiliza o site http://www.caxias.tur.br, onde você poderá encontrar todos os tipos de informações turísticas atualizadas sobre a região, como mapas, atrações, eventos, história, etc. Para simplificar, reunimos aqui alguns links de acesso direto, e mais abaixo um breve histórico das atrações, história da cidade, etc.

Caxias e a região da Serra possuem atrações o ano todo, todos os anos. Vale à pena conferir!

Fontes de informações sobre Caxias do Sul e Região

Guias e Utilidades

Rotas Turísticas

Localização de Caxias

Caxias do Sul está situada no coração da Serra Gaúcha, na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Conta com uma grande infraestrutura de turismo e lazer, e possui muitas atrações culturais e ecológicas, além de grandes oportunidades para negócios.

Os principais acessos são pela BR-116, vindo do norte do Estado ou vindo pelo sul do Estado, da Região Metropolitana de Porto Alegre, ou pela RS-453, a Rota do Sol, vindo de Santa Catarina. É possível ainda vir pela RS-122 também de Porto Alegre, Farroupilha ou mesmo do interior do Estado, via região de Passo Fundo.

Roteiros Oficiais

As principais atrações de Caxias foram divididas em seis roteiros, que contemplam as áreas urbana e rural.

  • La Città: principais pontos históricos do Centro, como o Monumento Nacional ao Imigrante (1954) e a Igreja São Pelegrino (1953).
    Rota La Città
  • Vale Trentino: vinícolas e cantinas.
    Rota Vale Trentino
  • Estrada do Imigrante: estradas de terra conduzem a casas típicas do início da colonização.
    Rota Estrada do Imigrante
  • Ana Rech: castelo Château Lacave, casa típica São Brás e lojas de artesanato (em dezembro, a região se enfeita e ganha presépios por todo o percurso).
    Rota Ana Rech
  • Caminhos da Colônia: vinícolas como Zanrosso e Tonet, restaurantes italianos.
    Rota Caminhos da Colônia
  • Criúva: fábricas de queijos, piscinas naturais.
    Rota Criúva

* Todos os roteiros estão sinalizados, mas você também pode percorrê-los com guias indicados pela Secretaria de Turismo (Fone 0800-541-1875 ou pelo site www.caxias.tur.br).

Pontos de Destaque

Além destes roteiros principais, você pode conhecer também diversos pontos na Cidade ou ainda aproveitar a noite Caxiense ou um dos diversos Shopping Centers. Podemos destacar entre as rotas oficiais, estes pontos interessantes:

  • Museu da Casa de Pedra: é um pequeno museu instalado em um prédio histórico da cidade de Caxias. Localiza-se à rua Matteo Gianella, 531. O museu é dedicado à reconstituição do modo de vida doméstico dos inícios da colonização italiana na cidade. Mais informações.
    Museu da Casa de Pedra
  • Museu Nacional ao Imigrante: é um monumento de Caxias do Sul, localizado na entrada da cidade, na BR-116, km 150. O monumento é constituído por um grande grupo escultórico em bronze representando um casal de agricultores, com uma criança nos braços da mulher. Mais informações.
    Museu Nacional ao Imigrante
  • Catedral de Caxias do Sul: a Catedral de Caxias do Sul é um templo da Igreja Católica localizado na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, no Brasil. É sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa, por gratidão dos imigrantes italianos para com a Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, Imperador do Brasil. Mais informações.
    Catedral de Caxias do Sul
  • Igreja de São Pelegrino: a Igreja de São Pelegrino é um templo Católico localizado em Caxias do Sul. Sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade. A igreja ganhou fama em virtude de um grupo de obras de arte que abriga. A mais importante, sem dúvida, é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli. Mais informações.
    Igreja de São Pelegrino

Breve História de Caxias do Sul

A história de Caxias do Sul começa antes dos italianos, ainda quando a região era percorrida por tropeiros e ocupada por índios, chamada "Campo dos Bugres". A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto (Itália), deu-se a partir de 1875, localizando-se em Nova Milano. Estes por sua vez, buscavam um lugar melhor para viver, no entanto, encontraram lombrados, trentinos e outros. Embora tivessem ganho auxílio do governo, ferramentas, alimentação e sementes, esse mesmo auxílio teve que ser reembolsado aos cofres públicos.

Dois anos após, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o Município, e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação. Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do Município ao longo deste século. O primeiro deles está ligado ao traço mais forte da sua identidade: o Cultivo da Videira e a Produção de Vinho. Num primeiro momento, para consumo próprio, e mais adiante para comercialização.

Caxias

No dia 1º de junho de 1910, Caxias foi elevada a categoria de cidade e, neste mesmo dia chegava o primeiro trem, ligando a região à Capital do Estado. Os Imigrantes eram agricultores, porém muitos deles possuíam outras profissões. Instalaram-se na região, urbanizando-a e dando início a um acelerado processo industrial.

Na zona rural instala-se a agricultura de subsistência que se concentra na produção de uva, trigo e milho, começando a industrialização em nível doméstico. Todo o excedente era comercializado. No início, a uva e o trigo. Com o correr do tempo, a diversificação da indústria caseira para, juntamente com o processo humano da colônia, a ampliação do leque de manufaturados. Das pequenas oficinas caseiras, às grandes indústrias de hoje - internacionalmente conhecidas.

Em 1976, é criada a Universidade de Caxias do Sul (UCS), núcleo da cultura sistematizada.

Caxias do Sul é hoje o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico - dando a esta terra uma dimensão ainda maior, razão essa que Caxias do Sul é a Capital da Montanha, a Pérola das Colônias, a Colméia do Trabalho é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.

Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto, as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta Metrópole. É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.

É, através da Uva e do Vinho, que Caxias se notabilizou, sendo o berço do turismo do Estado quando, em 1931, lançava a maior festa do sul: a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu destas montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos reiteram o convite: Venha e comprove. Tome conosco um gostoso vinho e se delicie com as mais saborosas uvas.

* Texto montado com base na Wikipédia e no site de Turismo da Prefeitura de Caxias - Deseja saber mais?

2012 é ano de Festa Nacional da Uva

A cada 2 anos Caxias do Sul promove a Festa Nacional da Uva, uma tradicional e conhecida feira que reúne o que a Cidade tem de melhor em cultura, gastronomia, uvas, vinhos, indústria, serviços e muito mais. Venha conhecer!

Festa Nacional da Uva

Se deseja saber mais, visite o Site Oficial da nossa festa, ou entre no clima e assista a vinheta da Festa da Uva 2012!

Desenvolvido e hospedado por Dapa Sistemas - 2011. Conteúdo sob responsabilidade de HOTEL POUSADA LE CHARME DE LA VILLE. Melhor visualizado em 1024x768. Acesso Nº 000.118.085